sábado, 4 de junho de 2011

Dolomita e suas aplicações na geoterapia

É uma rocha cuja composição química básica é: 54% CaO (carbonato de cálcio) e 36% CaMg (carbonato de magnésio) é a combinação perfeita da natureza e que esta na proporção exata que favorece a absorção e fixação do cálcio nos ossos e descalsificando as articulações e artérias e magnésio ativando os sistemas enzimáticos do corpo humano , elementos fundamentais para o organismo.

Dolomita é 100% natural e foi descoberta nos Alpes Italianos pelo geólogo francês Deodat Dolomieu em (1750-1801), daí o nome “DOLOMITA”.

Talvez o pouco uso da geoterapia se deva à contaminação ambiental, o que restringe o local de coleta a áreas virgens, longe de plantações (por causa de agrotóxicos) e esgotos. A argila deve ser retirada de, no mínimo, 1 metro de profundidade, peneirada e guardada em recipiente não metálico. Algumas vezes deve ser exposta ao sol, antes do uso.


No cenário moderno da geoterapia surge a dolomita, carbonato duplo de cálcio e magnésio,

O uso desses minerais é recomendado, na Europa e EUA tanto para funções de calcificação dos ossos e dentes como na transmissão neural e muscular.

São essenciais na construção muscular, onde o Cálcio age como estimulador e o Magnésio age como um relaxante.

Melhoram a elasticidade do músculo cardíaco e promovem coagulação sanguínea.

A carência do Cálcio e do Magnésio na vida moderna está ligada principalmente ao estresse, ao consumo de água desmineralizada, ao consumo de produtos artificiais, ao fumo, a bebida e a vida sedentária.

Modos de Usar a Dolomita e suas indicações

Dolomita via oral

Uso em média de 3g por dia, pode ser usado como terapia complementar para tendência à desmineralização óssea, cardiopatias, hipertensão, diabetes, distúrbios gastrointestinais, gastralgias, diarréia, câimbras, tendinite, dores musculares e articulares, fibromialgia, DORT, luxações, bursite, processos inflamatórios, baixa imunidade, TPM, cólica menstrual, hemorragias vaginais, insuficiência renal, espasmos brônquicos, queimaduras, úlceras de perna, e sempre que for necessária a regeneração tecidual.

Osteoporose é o aumento da porosidade do osso devido a sua descalcificação (perda da massa óssea). Essa doença deixa o osso mais frágil, fazendo com que ele se quebre com facilidade. O osso é uma estrutura viva , composta principalmente de cálcio. Exercícios e exposição moderada ao sol auxiliam na fixação do cálcio.

Dolomita como talco

O uso em pó tem ação anti- hemorrágica, desodorante e cicatrizante. Pode ser usado em casos de gengivite, afta, pré- dentição, pós- extração dentária, higiene oral e lesões genitais. Na pele, é aplicado em ferimentos, escoriações, assaduras, mau cheiro nos pés, micoses e após a depilação. Previne escara quando espalhado no lençol de pessoas acamadas, melhorando o deslizamento da pele e aumentando a sua resistência

Dolomita para o banho

Adicionando dolomita à água (2 litros de água para 1/ 2 copo de dolomita) obtém- se uma água argilosa para banho tanto para crianças como adultos, em casos de brotoeja, prurido e problemas dermatológicos. Uma colher (chá) de dolomita em pó num copo de salmoura aumenta o efeito antiinflamatório e analgésico. É usada em gargarejos nos casos de amigdalite e laringite. Em congestão nasal, rinite e sinusite, devem ser aplicadas duas a 3 gotas em cada narina, duas a 4 vezes ao dia.


Dolomita na higiene Bucal

1 - Pré dentição, desinflama as gengivas do bebê e crianças.
Molhe o dedo e coloque no pó, friccione levemente a gengiva.

2 - Clareia os dentes, evita cáries.
Escovar os dentes após as refeições.

3 - Alivia a dor na manutenção do aparelho de correção.
Dissolver uma colher de sopa para ¼ de copo de água morna e bochechar.

4 - Pós operatório de gengivas e extração de dentes.
Use o pó dentro da boca, como uma pequena almofada em forma de cataplasma.

Dolomita em pasta

Misturando- se água à dolomita, na proporção de uma parte de água para duas de dolomita, obtém- se uma pasta homogênea. A água pode ser substituída por chás (gengibre, para dores articulares) ou soro fisiológico (úlceras varicosas).

A pasta tem ação analgésica, refrescante, antitérmica, relaxante e cicatrizante. É útil para casos de DORT, dores articulares, erisipela, seborréia, queimadura solar, psoríase e estado febril.

A pasta de dolomita tem uso intravaginal, em casos de candidíase, leucorréias, bem como para hemorróida interna, fissura e prurido anal.

Rejuvenescimento da pele - celulites, estrias e flacidez, usar aproximadamente 30 dias consecutivos envolvendo com filme.

No couro cabeludo - queda de cabelo, seborréia, oleosidade, enfraquecimento por tintura. Fazer uma pasta com a mesma proporção de água e Dolomita e aplicar nos cabelos, deixar 30 a 60 minutos conforme o comprimento dos mesmos. Pode permanecer com o tratamento durante toda noite.

Stress - insônia, dores musculares, fibromialgia, diabetes, hipertensão, fogachos (onda de calor), dores articulares nas mãos e pés, esporões, joanete, calor nos pés.

Febre - pode ser aplicada nas mãos e pés ou cabeça e abdômen das crianças. Catapora, sarampo, rubéola, brotoeja, reações alérgicas intensas, coceiras, inchaço, vergões, grosseirão, aplicar no corpo todo. Contusões, hematomas, escoriações, assaduras, acnes, lesões corto contusas, picadas de inseto e animais peçonhentos.

Dolomita como cataplasma

A profundidade do efeito da dolomita é proporcional à espessura da aplicação. Atualmente existe uma apresentação prática de cataplasmas de vários tamanhos, fáceis de manejar e fixar. A cataplasma é preparada no tamanho proporcional à região a ser tratada. É aplicada em casos de sinusite, cistite, otite, na região pulmonar, sobre o fígado e em dores articulares crônicas. A argila atrai toxinas para a superfície da pele

Dolomita como mascara facial; rosto, colo e pescoço

Ameniza rugas de expressão facial, olheiras e manchas
1 colher de sopa cheia de Dolomita, metade do volume de água, 5 gotas de mel. Faça uma pasta e aplique no rosto e pescoço, após 15 minutos molhe o rosto fazendo movimentos circulares até remover toda a pasta. Aplique hidratante

2 comentários:

  1. Anônimo2/15/2013

    BOA TARDE,

    GOSTARIA DE SABER QTAS VEZES POR SEMANA DEVO FAZER A APLICAÇÃO NO COURO CABELUDO PARA QUEDA DE CABELOS.

    OBRIGADA
    NILZA

    ResponderExcluir
  2. Acabei usar pra clarear os dentes já notei diferença

    ResponderExcluir